Um dia de sítio – entrega da Campanha de Natal 2016

Lembram da  nossa “ Campanha de Natal: um dia de sítio”?

No final de 2016, muitos de vocês fizeram doações que puderam ser revertidas para este mini projeto que foi realizado na semana passada, no volta às aulas!

 

Recebemos aqui, todos os alunos da escola pública E.E.Bairro Nossa Senhora Aparecida, de Itobi –  cidade vizinha do sítio – pra passar um dia cheio de saúde e muita natureza, na nossa roça.

 

Foram 110 crianças em 4 dias de muita natureza, agricultura orgânica, comida de verdade e muitas brincadeiras.

Para começar o dia, aquele “bom dia” e “boas vindas”…
Depois de todos acolhidos na roda, é hora de começar as brincadeiras e colocar o corpo pra se mexer!!


A brincadeira da vez foi “Os quatro elementos”.

Quais os elementos necessários para a nossa vida, aqui na Terra?

ÁGUA – FOGO – TERRA – AR

Uma brincadeira bem simples, de corre-corre no gramado mas que super estimula não só a atividade física, o mexer o corpo da meninada, mas também a refletir de maneira bem sutil “que estes elementos são parte da natureza e que precisamos deles para viver.”

 

 

Depois dessa brincadeira, uma outra! (porquê não? ) 😉
Ou melhor, uma dança de roda!
A tradicional Dança da Mãe Terra que temos o costume de fazer com todos os grupos que vem visitar o sítio.

“Mãe meus pés sentem o seu ser,
sinto o seu coração bater!
heia heia heia heia heia heioou
heia heia heia heia heeeiiiiooou

Terra meu corpo,
água meu sangue
ar meu sopro 
e fogo meu espírito!
heia heia heia heia heia heioou
heia heia heia heia heeeiiiiooou “

Uma linda dança indígena, originária dos índios norte-americanos que tem bem forte a batida do tambor em sua melodia. Nos fazendo sentir os pés firmes no chão, batendo no mesmo ritmo como se fosse a batida do nosso coração. Em conexão e gratidão pela terra e em reconhecimento pelo alimento, pela vida que ela nos dá!


Depois, partimos para o passeio pela roça orgânica aqui do sítio. Fomos

conhecer mais de pertinho ‘de onde vem o nosso alimento’, em uma escala um pouco maior do que poderíamos ver em uma horta, em um quintal , por exemplo. Reconhecendo o que estava plantado em cada canteiro, degustando e sentindo o perfume de algumas delas como foi o caso da cebolinha, da couve, do espinafre… todos direto do canteiro. E por fim, fizemos uma bela de uma colheita de alfaces orgânicas.

 

 

 

 

 

 

Levamos para lavar nas bacias de água e finalizamos comendo  com o nosso lanche, que foi preparado com muito capricho pela Eliana, nossa cozinheira de mão cheia!

 

 

 

 

 

 

 

 

Nosso lanche foi orgânico e bem gostoso: sanduíche de pão integral ou de pão de mandioca com requeijão, alface e tomate.
Bolo de fubá com laranja. Suco de pêssego. E maçã.

Depois de lanchar, foi hora de visitar o nosso depósito de materiais para reciclagem e observar como são preparadas as cestas orgânicas que saem do sítio e vão para a casa de muitas pessoas: em São Paulo, Ribeirão Preto e cidades vizinhas 🙂

 

 

Para continuar o passeio do dia, caminhamos até a nossa hortinha do Centro de Ecologia. Sentimos o cheiro, as texturas  e como é a produção de alimentos em uma pequena escala. Nessa hora, o mais legal é ver que não precisamos de espaços tão grandes, como uma roça, um sítio ou uma fazenda. Dá para plantar comida em todo lugar!!

 

 

O que é preciso mesmo é vontade e se dedicar a cuidar. Por isso,  cada criança experimentou um pouquinho das atividades práticas de que uma horta precisa:  regar e capinar. E por fim, para finalizar as atividades na horta, plantamos em dois vasos, dois tomateiros para cada sala levar para a escola e cuidarem juntos, verem o crescimento juntos, e observarem “a mágica” que é ver crescer um tomate: um alimento que a gente plantou! A ideia, além de tudo,  é multiplicar um pouquinho do que viveram aqui só que agora, lá na escola.

 

Depois de muito passeio e muitas atividades, encerramos o dia com uma caminhada de observação
e de sentidos, em nossa Reserva Natural.

Explorando o contato, os sentidos, os cheiros… o estar presente, aqui , agora.
Ouvindo os sons da natureza, se sentindo parte dela.

 

 

 

Agradecemos à todos vocês que contribuíram com essa Campanha e foram sementinhas para um despertar de tantas crianças para a beleza, para a saúde e para um contato mais próximo com a natureza!

 

 

E claro, queremos deixar um agradecimento especial, mais uma vez, para todos os doadores:


Michela Aimar, Leica Kawasaki,  Nelza Shimidzu, Patrícia Dini , Mônica Abreu,  Carla Capucho, Claudio Lorenzzeti, Janalice de Jesus, Valdelis Okamoto, Afra Balazina, Erika Ramos, Monica Hosaka, Bettina Martins Castro, Ana Paula Figueiredo, Andrea Ferreira, Guilherme da Nobrega, Daniela Kappel, Daniela Strozi, Claudio Lorenzetti, Ana Luisa Seelaender, Ana Maria Baptista, Rosana De Filippi,  Monica do Nascimento, Fernanda Tomé Sturzbecher, Frans Schoenmaker, Marta Schoenmaker, Ingrid Schoenmaker, Julio Benedito, Nicolette Stoltenborg, Carlos Dias, Liliane Brambilla, Carolina Maneta,  Paulo Benedito, Adriana Pereira, Eduardo Francisco Claudio, Adriana Pereira, Gabriela Viudes, Larissa Mazza, Nelson, Adalberto,Mauricio Ajzenberg, Alice Dias Garcia, Ana Cristina Napolitano, Carolina Atalla, Lourdes de Castro, Hilda Caritá, Tamara Barile, Adriana Sanches, Janaina Iacomo, Terezinha Antonieta Pereira, Maria Froes, Ria Schonemaker, Petronela, Paula Benedito, Claudia Rodrigues, Elisa Correa, Cristina Penteado, Ellaine Antonio, José Neto, Neide Vieira, José Fernando, Maristela Albejante, Adalberto, Ludymila Terra, Maria de Lourdes Campos, Renata Debiazzi, Violeta e Renata Mangini.

Foi mesmo muito especial!

GRATIDÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *