Cozinhando em casa

Quer cozinhar,

mas não sabe por onde começar?
Então, aproveita essa dica  que “já tá na mão” ?

Nosso livro O Universo na Panela, reúne mais de 300 receitas super práticas e gostosas para o seu dia a dia.

Inspiradas na agricultura orgânica e na sazonalidade que existe em cada cultivo, você irá encontrar receitas variadas usando o mesmo ingrediente principal de maneira diversificada.
Por exemplo: é tempo de abobrinha?  Então, que tal variar a maneira com que a gente prepara e sair da mesmice?

“Os agricultores orgânicos, grupo do qual Tini orgulhosamente faz parte, são os verdadeiros heróis do nosso tempo. Tendo contra si forças econômicas poderosas, eles defendem seus territórios (e nossos pratos) dos produtos que envenenam a terra, as águas e os alimentos. É um desafio gigantesco, que se renova a cada dia. Ainda assim, Tini resolve ir além. Com este livro, (…) além de presentear os leitores com mais de 300 receitas culinárias, Tini reparte generosamente suas reflexões, memórias e textos selecionados de outros autores sobre o trabalho no campo,a convivência familiar, a sabedoria da natureza e a essência da vida que se manifesta nas pequenas coisas do cotidiano.
Em um momento de grande inspiração, Tini define-se : “Sou da Terra”. A verdade é que todos nós somos. Obrigada por nos lembrar disso.”

– prefácio do livro O Universo na Panela,
por Cláudia Visoni –

 

 

Tini , nossa fundadora e pioneira.                                 Foi pensando na famosa frase de William Blake, “ver um mundo num grão de areia e o céu numa flor silvestre …” que nasceu o título deste livro, O universo na panela.

“Como dona de casa, tinha necessidade de ter à disposição uma série de receitas práticas para variar no dia-a-dia o cardápio de hortaliças orgânicas e saber os benefícios de cada uma das verduras. Como amante da natureza e por meu vínculo rural-agrícola , sentia uma profunda necessidade de partilhar experiências, visões e uma admiração pela terra e aos que trabalham nela. Destes anseios, nasceu este livro.”

O primeiro objetivo é facilitar a escolha diária do cardápio quanto ao preparo das hortaliças que, a cada dia, ganham em importância. Há pouco tempo, falava-se delas somente como rica fonte de vitaminas e sais minerais indispensáveis para o nosso corpo. Agora, a cada dia, são descobertos novos fitoquímicos contidos nelas, estimados em número de 10 mil! As hortaliças, com destaque para as orgânicas, são verdadeiros guardiões da nossa saúde. Sobressaem-se ainda por suas baixas calorias. Nada melhor para prevenir e corrigir a obesidade, que hoje é uma das maiores ameaças à nossa saúde, a começar pelas crianças!

 

Ao mesmo tempo, o livro propõe-se a contribuir para um consumo consciente. O que escolhemos para comer traz consequências para nossa própria saúde e para a do trabalhador rural e tem seu impacto na saúde do planeta e nas relações de poder na sociedade que vivemos. Neste sentido, e também para viver intensamente enquanto se cozinha, por todo o livro encontrar-se-ão crônicas, versos e pensamentos para alimentar o espírito, pois Cristo já dizia : “Não só de pão vive o homem”.

Ao final, há uma série de informações objetivas sobre  a diferença entre orgânicos, hidropônicos e transgênicos.

Ficarei feliz se o livro contribuir para redescobrir, na era do ‘fast food’, o prazer de preparar os alimentos e de perceber a refeição como momento de confraternização entre familiares e amigos como dádiva do universo.”

Tini Schoenmaker Stoltenborg

 

“Cebolas, elas já as havia cortado centenas de vezes para cozinhar. Para ela cebolas eram comestíveis. Mas, num dia como qualquer outro, ao olhar para a cebola que acabara de cortar, ela não viu a cebola: viu um vitral de catedral, milhares de minúsculos vidros brancos, estruturadas em círculos concêntricos, onde a luz se refletia [… ] ” – Rubem Alves

Gostou?

Encomende o seu livro “O Universo na Panela”

e receba junto com seus orgânicos da semana !
CLIQUE AQUI