BANNER ECOLOGIA


Aqui oferecemos um reencontro com a natureza, através de Projetos e Programas para crianças e jovens. Verdadeiras vivências que despertam para a beleza, para o encantamento, para o respeito e relacionamento mais próximo com a natureza!

 

Haveria um lugar melhor para oferecer esse despertar, esse reencontro com a natureza do que um sítio onde a prática desse amor à natureza está viva desde o pioneirismo na produção orgânica de alimentos e a preservação de uma reserva natural?

 

                               img_49041

Seja bem vindo ao A Boa Terra Centro de Ecologia!

 – desde 2001

O sítio A Boa Terra realiza através do seu Centro de Ecologia, projetos e programas que promovem a reaproximação de crianças e jovens com a natureza, da qual depende nossa sobrevivência. E que, ao mesmo tempo, estimule dentro deles o interesse para a beleza e o cuidado pela vida em todas as suas formas.

1

1

Acreditamos que a partir de experiências e vivências em meio a natureza, despertaremos a re descoberta da beleza, da riqueza que existe nas coisas simples da vida.  Assim, propomos várias atividades como: o plantar e o colher, o cozinhar, fazer arte na natureza, brincar com a terra, na lama, de pés descalços no chão. Fazer fogueira, brincar de roda, ouvir os pássaros e sentir o vento. Curtir fazer piquenique em meio as árvores e flores. Aprender novas canções, ouvir histórias…enfim!  Brincar, explorar, descobrir, sentir. Aquela memória “do dia no sítio”. Sentir o quanto estar em meio a natureza nos faz bem e o quanto ela é parte de nós e nós somos parte dela! Afinal de contas: “A saúde da humanidade e a saúde da terra são inseparáveis!

1

PROJETO JARDINEIRO

1

CUIDAR, ALEGRAR E EMBELEZAR.

Esse é o lema do nosso primeiro projeto!

Com inicio em 2007, nasceu por meio da parceria entre A BOA TERRA Centro de Ecologia e a Escola Estadual

Prof. José Zilah Gonçalves dos Santos, de Itobi e da empresa Terra Viva, de Holambra -SP.

A proposta é contribuir com o desenvolvimento e aprendizagem das crianças por meio de vivências para que os alunos saiam do abstrato dos livros e venham para o livro vivo da natureza. Estimular vínculos afetivos com o lugar onde moram a partir da ligação com a terra, com a alimentação, a água, a flora e fauna da região, os ciclos da natureza, posição geográfica do lugar, a história da sua gente e seus valores.
Sua  duração é um ciclo de 4 anos, pois caminha junto com anos iniciais do Ensino Fundamental. Hoje dizemos com alegria que já atendemos 2.005 crianças. Um total de 70 turmas completas. Ou, como gostamos de dizer: 2.005 Guardiões da Natureza!

1

1

img_4262

1

“O Projeto Jardineiro é de longe um projeto avançado educacionalmente, que envolve questões sutis, porém as mais difíceis de resolver por grande parte da população (…) traz a conciência do cuidar, alegrar e embelezar respeitando a vida em toda a sua plenitude”

                                Ana Maria Minussi

 professora do 3º ano da Escola Estadual Prof. José Zilah Gonçalves dos Santos

1

“Bom, já se passaram mais de 5 anos que participei do Projeto Jardineiro, e ele mudou muita coisa na minha vida, não só para mim, mas para toda a minha família. Quando comecei era uma criança que não comia nada saudável, porque eu achava tudo muito ruim, mas aqui no sítio eu vi alimentos saudáveis e orgânicos, e vi que isso faz a diferença em nossas vidas, mesmo que você não veja agora, mais no futuro muda muito. Uma coisa que é difícil de me acostumar é com lugares sem árvores. Afinal, já me acostumei com tudo verde. E uma lembrança que levo comigo no fundo do coração, foi o meu último dia como Jardineiro, me lembro que estávamos brincando de guardiões da natureza, e foi tudo muito especial. Eu só tenho a agradecer ao Sítio A Boa Terra e principalmente a todos os eco educadores  que cuidaram, ensinaram e marcaram a minha vida. Muito obrigada!”

Maria Fernanda Abreu Inácio, 15 anos

 ex-participante do projeto Jardineiro

 

1

“Sonho com o dia em que as escolas, deixando de lado tudo o que a tradição escolar acumulou e endureceu, se transformarão em ‘escola de jardinagem’ em que as crianças desde pequenas, serão ensinadas a amar e cuidar da nossa Terra. Porque se a Terra não for cuidada, se a Terra nossa Mãe, morrer, de que servirão os outros saberes acumulados?”

– Rubem Alves –

 

1

 AO ESCOLHER A SUA CESTA A BOA TERRA VOCÊ TAMBÉM SE CONECTA COM TUDO ISSO!

FAÇA PARTE DO #QUEROMAISDISSONOMUNDO

1

Seja um apoiador deste projeto!
Saiba como: ecologia@aboaterra.com.br