Seja Bem vindo! Faça o seu pedido Online! Login | Cadastre-se

Produção Orgânica

Homeopatia para eliminar pulgão

Por: Joop Stoltenborg


A homeopatia pode ser um bom aliado na produção orgânica. Vale a pena testá-la e existe até uma empresa voltada para homeopatia na agricultura.

Anos atrás organizamos no Sítio um curso com Dr. Francisco L. Câmara, que ensinou os participantes como fazer um nosódio, quer dizer um remédio para controlar pragas feito com o inseto ou doença que você quer eliminar. O inseto é esmagado e misturado com glicerina e essa mistura diluída com álcool é dinamizada, ou seja chacoalhada 100 vezes. Depois disso, diluída de novo em 1% e de novo dinamizada. Isso se repete várias vezes dependendo da praga ou doença. Conheço o sistema há muitos anos desde uma visita a uma fazenda de leite orgânico em Uberaba.

Depois Dr. Francisco fez um trabalho no sítio com formigas, em que as formigas desapareceram em 3 semanas. Em um dos cursos do Dr. Chico, participou um farmacêutico e homeopata Irineu Fernando Patrezi que se mostrou entendido no assunto e tem uma farmácia homeopática em Sta. Cruz das Palmeiras. Ele usou a homeopatia em várias pragas na chácara dele com sucesso. O sistema dele era até então baseado no Hahnemann usando minerais e plantas como base. Dr. Francisco usa a praga como base para preparar o assim chamado nosódio dinamizado. Os dois decidiram começar uma nova empresa chamada Homeorgânica, voltada para a agricultura. O nome do site é www.homeorganica.com.br.

Com o novo sistema de juntar os pensamentos do Hahnemann e dos que usam o sistema de nosódio, a nova dupla começou a trabalhar em várias empresas e também para nós no Sítio A Boa Terra. Primeiro combatendo a nova praga ácaro da erinose que atacou nossos pés de lichia. No tratamento podamos todos os galhos doentes para depois começar a aplicar os preparados homeopáticos feitos no laboratório do Irineu. Ainda é cedo para tirar conclusões.

Um outro tratamento foi usado para o combate de pulgões nas brássicas como brócolis, couve-flor e couve. Esses insetos atacam sempre nos meses de agosto e setembro quando não chove e o ar fica com umidade baixa. Começa com um casal e em pouco tempo as folhas ficam cobertas com milhares deles. Aplicamos um preparado feito com os próprios pulgões e de fato os insetos começaram a cair, limpando as folhas. Como foi percebido tardiamente, as plantas sofreram muito e não serviram mais para comercialização. O importante é fazer inspeção das plantas 2 a 3 vezes por semana para aplicar os produtos homeopáticos desde cedo para não dar chance de a praga se propagar demais. Mas que o produto teve um bom efeito e muito mais do que qualquer outro produto, foi a grande surpresa.

Envie Seu Comentário:

Nome: Preenchimento obrigatório.
E-mail: *Seu e-mail não será publicado.
Preenchimento obrigatório.Formato inválido.
Comentário: Preenchimento obrigatório.
  Desejo Receber o Informativo Eletrônico "Vida Saudável" semanalmente por e-mail
 

Comentários:

Sergio Nobuyuki Miyasaki
Sou adepto da agrohomeopatia e gostaria de receber mais informações dessa técnica.

Edmar Rodrigues Dias
Muito interessante a experiência, gostaria de maiores informações para fazer uso dessa técnica.

Wagner Giubilei
Ontem 18/08 tive a oportunidade de assistir a reportagem de como usar o próprio bicho da horta preparar um remédio para expulsá-lo do local onde está prejudicando. Com isto irei fazer em nossa horta que fica nos fundos do Hospital que seu Gerente Operacional, uma horta pequena. Fico grato de poder receber mais informações a respeito para estar cada vez mais aprimorando meus conhecimentos e assim mudando para uma ação de combate Orgânico. Pela atenção - Wagner Giubilei.

Maria Nieves Bermudez Cabrera
Amanhã, 19/10/2011, através do Programa Trabalho Social com Idosos do Sesc Araraquara-SP,eu e um grupo de colegas teremos a oportunidade impar de visitar e vivenciar no Sítio Boa Terra a produção de uma alimentação que visa a saúde da Terra da qual depende a nossa. Parabéns pelo carinho com que tratam a Vida! Até amanhã,recebam nosso abraço! Maria Nieves.

ANTONIO CARLOS PLENS
gostei destas espiriencia que voceis fizeran gostaria de receber mais informacao sobre pulgoes e formigas

Receba em Casa
"Só sei que a alam preenchida vive não da água, mas da sede." Miguel de Unamuno
Sítio A Boa Terra Alimentos Orgânicos - © 2011 Todos os direitos reservados.